quarta-feira, 24 de abril de 2013

Market Share - Honda, o "Pacman" Nipônico

Fonte Ranking: Fenabrave



Quem se lembra do Come-Come ou Pacman, sucesso dos videos-game dos anos 80 ? Pois é, observando o gráfico, do 1º bimestre deste ano, os licenciamentos por marca, faz com que a Honda englobe quase 80% da fatia do bolo, enquanto que a Yamaha, um pouco mais de 10%, e todas as outras marcas juntas, totalizam os outros 10 restante. Fazendo a marca nipônica "engolir", literalmente, as demais marcas.



Na minha humilde opinião, o Brasil ainda é "pobre" em relação à quantidade de marcas e modelos existentes, além de estarmos presos à uma única marca,  e essas empresas oligopolistas* ditam regras e dominam o mercado econômico, como os preços das motocicletas, por exemplo, pois todas outras, de um jeito ou de outro, tem que acompanhar o preço médio de mercado. Acredito que aos poucos essa cultura nacional está mudando e teremos mais oportunidades, em relação à preços e modelos, fazendo com que a oferta e demanda só traga benefícios à todos nós consumidores, e haja uma concorrência de fato, pelo menos mais equilibrada como já ocorre no setor de Carros, com mais marcas e um Market Share melhor dividido



Vamos esperar e torcer que essa mudança de cultura ocorra logo pra podermos desfrutar dos prazeres do Mundo Motociclístico.





E você o quê acha de tudo isso, e qual a sua marca predileta ?


* Oligopólio - a uma estrutura de mercado de concorrência imperfeita, no qual o mercado é controlado por um número reduzido de empresas.




Outras informações vocês encontram na página do Facebook abaixo:






Nenhum comentário:

Postar um comentário